Resultado de sua busca:


 Arsênio e Compostos - Toxicologia no Ambiente de Trabalho
Neste boletim nós destacamos os dados e referências para vigilância em função da contaminação ambiental, cadeia alimentar, ambiente de trabalho (limites de tolerância-dose externa) e limite biológico de exposição (dose interna) ao Arsênio.
Por: Prof. Eutáquio Borges

 Informe Saúde Grupo Santa Helena
Jornal trimestral.
Por: ASSCOM

 Toxicovigilância Ocupacional
Exposições ocupacionais a substâncias tóxicas constituem relevante problema de saúde pública na atualidade. Este trabalho tem como objetivo discutir a prioridade, utilidade e viabilidade da vigilância em saúde pública como instrumento para caracterizar a ocorrência de exposições ocupacionais a substâncias tóxicas, com vistas ao desenvolvimento de ações de controle.
Por: Hélio Neves

 Biomarcadores exposição química.
A Saúde Ambiental tem como um de seus objetivos, a prevenção dos danos à saúde causados por contaminantes químicos presentes no meio ambiente, fazendo com que os níveis desta exposição sejam mantidos em valores que não constituam um risco inaceitável. Para isso, tornam-se necessárias a identificação e quantificação deste risco através da avaliação biológica da exposição humana.
Por: Leiliane Coelho André Amorim

 Glossário Toxicologia
La Toxicología tiene bien demostrada su cualidad de ciencia pluridisciplinar, en cuyas diversas ramas trabajan profesionales de muy distinta procedencia; también sus términos y conceptos han de ser manejados con frecuencia por juristas, médicos forenses, miembros de diferentes administraciones, etc. Esto hace muy conveniente un Glosario que establezca claramente el sentido o significado de muchos vocablos que puedan ser interpretados confusamente o de distinta manera por profesionales e incluso por toxicólogos de diferente formación básica; este mismo riesgo puede presentarse en la traducción literal de las glosas,lo que ha sido tenido muy en cuenta al preparar esta versión.
Por: M. REPETTO y P. SANZ

 A arte perdida de cuidar.
Este artigo pretende identificar as causas da deterioração na qualidade do atendimento médico que transparece cotidianamente no que se convencionou chamar de desumanização da assistência à saúde.
Por: José Eduardo de Siqueira

 O QUE É O GHS ?
Apresentação e Definição do GHS - Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químios.
Por: Associação Brasileira da Indústria Química. Departamento de Assuntos Técnicos.

 PROTEÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR
As discussões a respeito da necessidade de uniformidade em legislações de proteção e segurança à saúde de trabalhadores vêm ganhando espaço no cenário atual, devido à globalização econômica, os tratados internacionais e a preocupação com a qualidade do local onde se desenvolvem as atividades laborais. Neste contexto, são apresentadas três regulamentações com o intuito de criar a perspectiva de debates e a pauta de atualização da legislação brasileira à cerca de Limites Ambientais e Biológicos no ambiente de trabalho.
Por: Tiago Severo Peixe; Elizabeth de Souza Nascimento; Fabriciano Pinheiro

 Princípio da Precaução | Exposição Química
Tendo como referência o Princípio da Precaução, o presente artigo faz uma abordagem crítica do uso isolado de indicadores biológicos e ambientais no monitoramento e vigilância em saúde frente ao risco de exposição ocupacional às substâncias químicas. Apontamos para a necessidade da abordagem interdisciplinar e participativa. Propomos uma reflexão na perspectiva da superação das tradicionais práticas em saúde do trabalhador, que subordinam o complexo ao simples. Do ponto de vista do princípio precaucionário, os indicadores biológicos de exposição e efeito, bem como os de contaminação ambiental, só possuem valor quando integrados à globalidade do sistema em estudo, obrigando-nos a repensar as práticas científicas e sociais tradicionais de controle e prevenção de riscos de origem química.
Por: Lia Giraldo da Silva Augusto e Carlos Machado de Freitas

 Edital Comissão de Ética
Edital de Convocação para inscrições ao Conselho de Ética Médica do GSH
Por: DRM

 Toxicovigilância no Trabalho-Mecanismos Gerais
Conteúdo fornecido durante Seminário de Toxicovigilância promovido pela SH Brasil e Laboratório Santa Helena
Por: Bruno Jose Dumêt Fernandes

 Aspectos normativos sobre a elaboração de FISPQ
Conteúdo apresentado durante Seminário de Toxicovigilância promovido pela SH Brasil e Laboratório Santa Helena.
Por: Prof. MSc. Fabriciano Pinheiro

 Implantação do GHS no Brasil e a nova NR-26
Conteúto apresentado durante Seminário de Toxicovigilância e Segurança Química promovido pela SH Brasil e Laboratório Santa Helena.
Por: Prof. MSc. Fabriciano Pinheiro

 Elaboração de Ficha com Dados de Segurança de Resíduos químicos - ABNT 16725
Conteúdo apresentado durante seminário de Toxicovigilância e Segurança Química promovido pela SH Brasil e Laboratório Santa Helena.
Por: Prof. Carlos E. Matos

 Toxicovigilância no Trabalho - Vigilância em saúde
Conteúdo apresentado durante Seminário de Toxicovigilância e Segurança Química promovido pela SH Brasil e Laboratório Santa Helena.
Por: Prof. Dr. Tiago Severo Peixe

 Informe SH Médicos Ed III - junho 2013
O Grupo Santa Helena tem orgulho de ser uma empresa que cresce e não para de investir em qualidade, não só para seus clientes, mas também para toda sua equipe. Neste primeiro semestre de 2013, a família Santa Helena comemorou novas e importantes conquistas apresentadas nesta edição do Informe SH Médicos. Boa Leitura!
Por: ASSCOM | GSH

GRUPO SANTA HELENA - SISTEMA INTEGRADO DE SAÚDE
CENTRAL DE ATENDIMENTO - 71 3622-7555